Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de novembro de 2020

 MANIFESTO 

 

Manifesto pelo patrimônio ambiental 

 

A busca incessante por desenvolvimento e crescimento econômico faz com que cada vez mais recursos naturais sejam extraídos e transformados em bens de consumo, como: móveis, eletrodomésticos, equipamentos tecnológicos, dentre outros. Com o decorrer do tempo, tais objetos acabam sendo descartados e, parte desse agora considerado “lixo” acaba retornando ao meio ambiente de forma desordenada, sem um tratamento adequado, prejudicando a natureza, os animais e o próprio ser humano. A degradação ambiental gera graves problemas: extermínio e extinção de animais, poluição de rios, lagos, mares e do próprio ar que respiramos. Devastação de matas e florestas devido a queimadas fora de controle contribuem  para o aquecimento global. 

Como prova do que vem acontecendo, podemos citar as queimadas na região da Amazônia e do Pantanal, resultado de secas severas e da ação descontrolada do homem em busca de ampliar a área de pasto e de cultivo, sem levar em conta a preservação ambiental. Mais de 12% da área do pantanal foi destruída, na Amazônia houve um crescimento de 86% nas queimadas em comparação ao ano de 2019. O governo também tem sua parcela de culpa nesse problema, já que gastou apenas 0,4% dos recursos disponíveis para ações de proteção as riquezas naturais do Brasil, segundo dados levantados pelo Observatório do Clima.

Por tudo isso, a degradação do meio ambiente prejudica a todos nós, pois direta ou indiretamente todos somos afetados. Precisamos da natureza e de seus recursos para a nossa própria sobrevivência. Como forma de alcançarmos uma solução para esse grave problema é dever do governo, das entidades privadas e da sociedade, como um todo, zelar pelo patrimônio ambiental. Investimentos devem ser aplicados no combate às queimadas, empresas devem dar uma destinação adequada ao lixo produzido, a população deve evitar o consumismo descontrolado e o descarte de produtos em locais inadequados, são algumas das medidas que podem contribuir para a preservação ambiental.  

 

Carla Mirely Santana dos Santos / estudante do 9º do ensino fundamental da Esc. José Nunes de Santana 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 Escola     A escola é para mim como uma barca de um parque, quando estou nela passam por mim milhões de sentimentos por minutos! Sinto que ...