Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de novembro de 2020

 Editorial


Movimento antivacina deve ser combatido 

 

 

O movimento antivacina moderno, de natureza quase mundial, faz uso dos recursos das redes sociais e internet para expandir as teorias do grupo que se baseia em ideias sem comprovação científica e em teorias da conspiração, acreditando que as vacinas são ineficazes contra a imunização das pessoas. Sendo assim, medidas devem ser tomadas para coibir que esse movimento continue espalhando informações sem a comprovação da ciência e, que acabam gerando graves problemas à sociedade. 

Por conseguinte, a desinformação acaba prejudicando a saúde das pessoas, pois muitos deixam de se vacinar, bem como alguns pais negligenciam a vacinação dos filhos. Tal atitude pode contribuir para o aumento de doenças já controladas, como por exemplo: poliomielite,  sarampo, rubéola, entre outras. Como a vacina previne a forma grave da doença pode, inclusive, ocorrer mortes. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde - OMS, os movimentos antivacina são tão perigosos quanto os vírus que estão sob controle, porque ameaçam reverter o progresso alcançado no combate a doenças evitáveis por vacinação. Esses grupos acabam se tornando um grande obstáculo a vida das pessoas. 

Dado o exposto, é necessário medidas que visem conter os problemas causados por esses movimentos, como por exemplo: retirar e/ou bloquear sites e usuários das redes sociais que divulgam informações antivacina, punir de acordo com a lei o autor ou os autores de conteúdos que pregam a desinformação, bem como quem a compartilha. Mas, não basta somente isso, é fundamental conscientizar a população sobre as consequências de quem não se vacina, além de intensificar campanhas em postos de saúde, escolas, meios de comunicação sobre a eficácia e a importância da vacinação. 

 

 

Maria Eduarda Ribeiro Alves Pereira - estudante do nono da Esc. Municipal José Nunes de Santana

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 Escola     A escola é para mim como uma barca de um parque, quando estou nela passam por mim milhões de sentimentos por minutos! Sinto que ...