Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de dezembro de 2020


                                             MANIFESTO EM FAVOR DO MEIO AMBIENTE 

 

Precisamos combater a poluição 

 

A falta de consciência dos seres humanos está causando prejuízos ao meio ambiente, pois lixo depositado em locais inadequados atraem insetos, mosquitos prejudicando a saúde das pessoas e dos animais, como cachorros e gatos que em busca de alimentos acabam ingerindo o que encontram pela frente. O consumismo desenfreado também tem sido um fato preocupante, pois muitos não avaliam a real necessidade de adquirir determinado produto, isto é, agem por impulso. Descartam aquilo que consideram ultrapassado, sem antes pensar na quantidade de recursos naturais que são extraídos diariamente da natureza. A falta de destinação correta do lixo produzido por milhões de habitantes é outro fator preocupante que causa graves impactos ao meio ambiente. 

Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais – ABRELPE, O Brasil produz cerca de 76 milhões de toneladas de lixo ao ano, 30% tem potencial de reciclagem, mas apenas 3% são de fato, reaproveitados. Esses dados revelam que o nosso país não tem cuidado devidamente do lixo como deveria, o baixo índice de reaproveitamento indica a falta de políticas públicas que incentivem a reciclagem, assim como a falta de responsabilidade social por parte de indústrias, fábricas e empresas.  

Diante desse problema, é dever do governo, do setor empresarial e da sociedade unir esforços em defesa do meio ambiente. Cada um de nós possui uma parcela de responsabilidade, por isso precisamos agir de forma consciente. Vejamos que ações podem ser feitas no sentido de colaborar para a resolução do problema:

Cobrar das autoridades competentes a destinação correta do lixo. 

Incentivar através de campanhas educativas a destinação correta do lixo.

Intensificar medidas de fiscalização. 

Proporcionar incentivos fiscais às empresas que fazem reciclagem.

Capacitar e incentivar a criação de associações de reciclagem locais.

Melhorar o serviço de coleta de lixo.

Multar quem deposita lixo em local inadequado.

Fazer uso do consumo consciente.

Cabe a cada um de nós preservar e manter limpo o ambiente em que vivemos. Precisamos respeitar, cuidar e proteger o nosso meio ambiente. Juntos podemos fazer a diferença, portanto reutilize, recicle, reduza, repense a forma como você age, seja um aliado, um parceiro na luta pela natureza! 

 

Enedy Raville da Silva Gomes - estudante do 9º Ano da Esc. Municipal José Nunes de Santana

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 Escola     A escola é para mim como uma barca de um parque, quando estou nela passam por mim milhões de sentimentos por minutos! Sinto que ...