Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de novembro de 2020

  Artigo de opinião

 Marte um futuro incerto


Com os avanços constantes da ciência e da tecnologia várias conquistas têm sido feitas na área da astronomia, descobertas que um dia pensávamos ser impossíveis podem se tornar realidade, uma delas é a ida do homem a Marte. Há alguns anos  isso seria apenas um “sonho distante”, mas, recentemente, empresas holandesas anunciaram esse possível feito, algo que pode ser considerado como descoberta inovadora no ramo da ciência, mas, embora isso seja fantástico, a possibilidade de colonização do planeta vermelho ainda é um conceito a ser repensado.

A fundação privada Mars One com a ajuda de outras empresas holandesas preparam a viagem ao planeta Vermelho, uma espécie de reality show será apresentado ao público na Terra sobre a rotina das pessoas em Marte. Essa empreitada tem como objetivo a futura colonização do planeta vermelho no ano de 2025. Tendo em vista que a situação do planeta Terra tem causado preocupação nos últimos anos, pois,  segundo estimativas da Global Footprint Network, organização pioneira em calcular problemas ecológicos, a Terra já em 2019 tende a iniciar o esgotamento de seus recursos naturais. 

Levando em conta os problemas ambientais, não é loucura explorar um novo planeta  para nossa futura geração, mas, apesar da ideia de colonização não ser totalmente ruim, o mais apropriado seria trabalhar em prol da melhora do nosso planeta, não apenas por ser nosso de herança, mas porque o nosso corpo está adaptado, construímos mais do que um lar, os nossos antepassados evoluíram aqui, e se formos levar em consideração os estudos científicos, aqui temos maior estabilidade para a vida humana, entre todos os planetas, a Terra é o que tem mais capacidade para abrigar vida da forma como nós a conhecemos.

Como foi dito anteriormente, não é delírio a colonização de Marte, bem como a continuidade da existência humana em outro planeta. Porém, é preciso mais estudos que garantam condições de sobrevivência do homem em solo marciano, tais como: água em abundância, cultivo de plantas, árvores, enfim, meio ambiente favorável ao desenvolvimento sadio das pessoas que participarem desse grande feito histórico. O futuro no planeta vermelho ainda é incerto, por isso é preciso cautela. 


Williane Rosaria Barbosa, estudante do 9º Ano da Esc. Municipal José Nunes de Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 Escola     A escola é para mim como uma barca de um parque, quando estou nela passam por mim milhões de sentimentos por minutos! Sinto que ...