Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de novembro de 2020

 EDITORIAL

 

Grupos antivacina ou grupos sem noção do perigo?  

 

Grupos antivacina, ou seja, movimento de pessoas que não apoiam a vacinação, andam espalhando desinformação nas redes sociais, tendo como argumentos algumas teorias pouco fundamentadas sobre possíveis efeitos colaterais que as vacinas podem causar. Chegam a proibir os filhos de se vacinarem, uma situação bem preocupante para a sociedade, pois afeta a saúde das pessoas. 

Além disso, vale destacar que segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, artigo 49, a negativa injustificada à vacinação de criança é infração administrativa passível de multa. Se for um caso doloso, isto é, intencional pode resultar em suspensão do poder familiar. Portanto, quem impede os filhos de se vacinarem comete não só um crime previsto em lei, como também prejudica o desenvolvimento sadio dos menores. 

Por outro lado, quem se vacina protege a si mesmo e a sua comunidade, pois a vacina tem como função primordial prevenir a forma grave de uma doença, evitando mortes. É também considerado um ato de amor, de cuidado, enfim, uma forma de contribuir para a saúde de todos a nossa volta. 

Em contrapartida, muitos grupos se apoiam em crenças religiosas, não é errado seguir uma religião, desde que esta não interfira no bem-estar dos fiéis, proibindo-os de tomar as vacinas prescritas pelo Ministério da Saúde. Devemos, pois, confiar na ciência, até porque, antes de as vacinas serem liberadas passam por um rigoroso teste de avaliação. 

Nesse sentido, quem não apoia a vacinação contribui para o aumento de doenças perigosas, responsáveis por várias mortes, como: sarampo, poliomielite, caxumba, febre amarela, etc. 

Por tudo isso, o posicionamento contrário à vacinação é algo que deve ser repudiado, isto é, combatido, pois prejudica o trabalho sério da ciência, bem como pode colocar em risco a saúde das pessoas. Vivemos, no momento atual, um período de pandemia em virtude da rápida propagação do vírus conhecido como covid 19, a sociedade anseia por uma vacina que combata esse mal que nos assola. Movimentos antivacina aterrorizam a população, manipulam informações, e em nada contribuem para o bem-estar das pessoas. A ciência tem trabalhado arduamente no sentido de encontrar uma vacina eficaz que proteja a todos do coronavírus, devemos apoiá-la na luta em favor da vida.      

 

           Ingrid Beatriz Ribeiro dos Santos - estudante do 9º Ano do Ensino Fundamental da Esc. Municipal José Nunes de Santana

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 Escola     A escola é para mim como uma barca de um parque, quando estou nela passam por mim milhões de sentimentos por minutos! Sinto que ...