Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de novembro de 2020


Artigo de opinião

 Por que colonizar Marte se temos a Terra?

O homem é um desbravador por natureza, movido pela busca incessante ao desconhecido, de respostas para suas perguntas apoia-se na pesquisa constante como forma de adquirir novos conhecimentos, possibilitando assim, o surgimento da escrita, o domínio do fogo, a conquista de territórios, enfim, o ser humano na sua inquietude não para de descobrir e, é essa característica que impulsiona a humanidade ao progresso contínuo. Semelhante a isso, uma empresa holandesa prepara viagem só de ida a Marte em 2023. Tal iniciativa poderá ocasionar grandes descobertas a respeito desse planeta, porém é preciso ter cautela, pois uma viagem apenas de ida fará com que a tripulação tenha que se despedir definitivamente do planeta Terra, deixando para trás família, amigos, entre outros. Deixar para trás uma vida inteira em nome de uma aventura, de um futuro incerto é algo que precisa ser repensado.

O projeto intitulado “Mars One”é fruto da parceria entre duas empresas Lockheed Martin e Surrey Satellite Technology, cujo diretor executivo Bas Lansdorp afirmou que o primeiro grupo de pessoas deve pousar no planeta vermelho em 2025. O objetivo é que a cada dois anos uma nova equipe seja enviada, e que todos participem de um “reality show”, que deverá mostrar a vida fora da Terra. Percebe-se com isso que a verdadeira intenção não é necessariamente estudar Marte, mas, sim, promover um espetáculo cuja audiência poderá render milhões as empresas envolvidas. 

Por outro lado, há quem diga que isso é apenas um delírio, pois ainda não dispomos de tecnologia e segurança suficientes para efetuar uma viagem a Marte. No entanto, mais de 200.000 pessoas já se inscreveram para tentar pisar no solo marciano, segundo a empresa holandesa. Em busca de fama ou simplesmente de viver fora da Terra essas pessoas ignoram os riscos que poderão encarar, tais como: intensa carga de radiação, possibilidade de desenvolver câncer, entre outras patologias. 

Antes de pensarmos em deixar o nosso planeta, é preciso, sobretudo, analisar o que temos feito de útil para conservá-lo. Cada um de nós pode e deve colaborar para um melhor habitat, basta colocarmos em prática atitudes, como: reduzir o consumismo, proteger a natureza, descartar o lixo em local apropriado, combater as queimadas. Se as pessoas de um modo geral, bem como as empresas se unirem em prol da sustentabilidade não será preciso deixar nossas casas.

Portanto, defendo a continuação da vida na Terra, pois aqui temos tudo de que necessitamos: água, luz, natureza, família, amigos, mas o homem precisa acordar antes que seja tarde demais, o planeta pede socorro, nossas matas estão sendo destruídas por queimadas fora de controle. A vida aqui pode ser melhor, basta que o ser humano se conscientize, veja o mundo a sua volta como uma extensão de si mesmo, não precisamos colonizar Marte, necessitamos urgentemente proteger e salvar a nossa casa, chamada Terra.

Texto produzido em parceria com os estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental durante o ensino remoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 Escola     A escola é para mim como uma barca de um parque, quando estou nela passam por mim milhões de sentimentos por minutos! Sinto que ...