Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de março de 2021

 Os jovens brasileiros não gostam de ler? 

 

É muito comum ouvirmos os mais velhos falarem que os jovens não gostam de ler e que ocupam suas mentes com aparelhos eletrônicos. Mas isso é verdade? Não, pois os jovens leem aquilo que lhes atraem e por conseguinte, despertam neles maior interesse.  

Nesse sentido, segundo pesquisa realizada pela Folha de São Paulo, 75% dos jovens entre 14 e 17 anos leem. Porém, nem sempre leem aquilo que os adultos propõem. O público jovem gosta de livros do tipo: romance, terror, ação, aventura... Apreciam livros que se transformaram em filmes, como por exemplo: Crepúsculo, Harry Potter e Descendentes, ou seja, eles leem aquilo que os intriga e que dá um “gostinho” de quero mais.  

Portanto, falar que o jovem brasileiro não gosta de ler chega a ser um desrespeito com os grandes autores atuais, como: Paula Pimenta, Geovani Martins, entre outros, que fazem sucesso  com os adolescentes da atualidade. 

Em síntese, já que os adultos falam que os adolescentes não gostam de ler, por que não colaboram com os jovens? Por exemplo: cobrem das autoridades competentes a construção de bibliotecas públicas, principalmente nas pequenas cidades, façam doação de livros de autores atuais às escolas, enfim, isso seria um grande passo num país em que a leitura ainda precisa ser melhor valorizada. 

 

Artigo de opinião produzido pela estudante Kaylanny Stefanny S. Sousa, 9º Ano B 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 Escola     A escola é para mim como uma barca de um parque, quando estou nela passam por mim milhões de sentimentos por minutos! Sinto que ...