Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de março de 2021

Obesidade 


                                    A maioria das pessoas que estão obesas é por causa da má alimentação e pela falta de exercícios físicos. Além disso, o elevado aumento de peso pode contribuir para o surgimento de várias de doenças, como por exemplo: câncer, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, entre outras. 


Consequentemente, é um problema de saúde pública, pois além de atingir um número considerável de pessoas, incluindo crianças, adolescentes e adultos, pode, inclusive, levar a morte. O obeso tem dificuldade de locomoção, pode se cansar com frequência, além de enfrentar problemas para dormir, enfim, é uma doença séria que precisa ser combatida. 


Um dos fatores que também contribui para a obesidade é o ambiente em que a pessoa está inserida, pois uma dieta rica em carboidratos, alimentos gordurosos, bebidas doces, como por exemplo: refrigerantes, produtos industrializados favorecem o ganho de peso. A falta de atividades físicas também eleva as chances de a pessoa adquirir obesidade, bem como problemas de saúde. 


Por isso, uma das formas de combater essa doença é uma dieta equilibrada, com: verduras, legumes, frutas, hortaliças, carnes magras, enfim, alimentos naturais e que promovem o bem-estar do ser humano. A prática de atividades físicas é uma forte aliada no combate à obesidade, portanto, é preciso movimentar o corpo, seja através de caminhadas, corridas, natação, academia, o importante é sair do sedentarismo e procurar ajuda de um profissional qualificado como: nutricionista, educador físico para vencer esse problema que afeta grande parte da população. 

 

Artigo de opinião produzido pela estudante Jamile de Oliveira Amorim / 8º Ano A. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 Escola     A escola é para mim como uma barca de um parque, quando estou nela passam por mim milhões de sentimentos por minutos! Sinto que ...