Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de março de 2021

 Movimente-se, diga não ao sedentarismo! 

          

            A obesidade é um grave problema que atinge grande parte da população. Mas, e se todo mundo fosse obeso? É provável que a população passasse mais tempo em cima de esteiras do que em cadeiras flutuantes, como no futuro poluído e balofo do filme “Wall-E”. Isso porque iríamos lutar para sermos saudáveis, afinal, a obesidade é uma doença crônica. (Nathan Fernandes).  

As causas relacionadas à obesidade envolvem o excesso de alimentos industrializados, cuja composição costuma incluir elevados índices de gorduras, de açucares e de sal, enfim, itens que não combinam com uma dieta saudável e equilibrada. A falta de atividade física também é um fator que contribui para o aumento de peso, além de fatores como predisposição genética, distúrbios hormonais e problemas emocionais. 

Por conseguinte, a obesidade pode ocasionar diversas doenças, tais como: hipertensão arterial, diabetes tipo dois, alguns tipos de câncer e problemas cardiovasculares, por isso é um problema de saúde que precisa de ajuda médica especializada, uma equipe multidisciplinar formada por nutricionista, psicóloga, cardiologista, educador físico, entre outros, pode ajudar a combater esse problema. 

Enfim, a obesidade pode e deve ser tratada. A melhor maneira de combatê-la é através do estímulo, desde cedo, de uma dieta balanceada e sem excessos, bem como a prática de atividades físicas. E se a população passasse a maior parte do tempo livre em cima de esteiras, se exercitando? O mundo ainda seria o mesmo? Creio que não, pois o corpo humano é uma “máquina” e como tal, precisa se movimentar para não enferrujar e adoecer. 


Artigo de opinião produzido pela estudante Demilli Aryeli das Dores de Souza. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 Escola     A escola é para mim como uma barca de um parque, quando estou nela passam por mim milhões de sentimentos por minutos! Sinto que ...