Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de março de 2021

 O jovem brasileiro gosta de ler 

O jovem brasileiro gosta de ler, pois a leitura é muito importante. Ela estimula a criatividade, trabalha a imaginação e exercita a memória, enfim, é através da leitura que o jovem se desenvolve. Atua de forma mais crítica e construtiva no mundo a sua volta. 

Porém, nem sempre a leitura que atrai o jovem é a mesma oferecida pela escola, pois os adolescentes preferem livros com temas sobre romance, ficção científica, entre outros, que nem sempre constam nas bibliotecas das escolas. 

Por outro lado, os pais devem estimular os adolescentes que não têm o hábito de ler, tendo em vista que um lar em que os pais são leitores, muito provavelmente os filhos também serão. O papel de promover a leitura não é apenas da escola, cabe aos pais também ler com os seus filhos. 

Portanto, fica claro a participação do jovem no cenário cultural do livro, no entanto o número de leitores pode ser ampliado desde que a escola, a família, as entidades governamentais abracem a causa do livro. A biblioteca escolar deve ser aberta a toda comunidade, a doação de livros deve ser incentivada, os governos precisam renovar e ampliar os acervos das escolas, as famílias devem reservar um tempo dedicado à leitura.  

Artigo de opinião produzido pelo estudante Erick Rodrigues da Silva / 9º Ano B.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 Escola     A escola é para mim como uma barca de um parque, quando estou nela passam por mim milhões de sentimentos por minutos! Sinto que ...