Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de março de 2021

 O que fazer para que os jovens leiam mais 


    A leitura é algo importante na vida do ser humano. Ler estimula a criatividade, trabalha a imaginação e exercita a memória. Contribui para o crescimento do vocabulário, amplia o conhecimento. Por isso, seja por entretenimento, para mantém-se informado ou mesmo por uma questão escolar, o jovem lê. 

    No entanto, segundo o “portal educação” alguns jovens não leem porque não são estimulados. Esse hábito deve vir em primeiro lugar de casa. Pais que têm o hábito de ler estimulam os filhos, e isso pode passar de geração a geração. 

    Outro fator que pode dificultar o gosto pela leitura de acordo com o site “pousada nerd” é a questão de que os livros tidos como obrigatórios nem sempre correspondem aos anseios e a preferência do público juvenil e isso, acaba criando uma barreira entre o leitor e o que realmente ele gosta de ler. 

    Por isso, para que o número de leitores seja ampliado é necessário que a família estimule através do exemplo o hábito da leitura, cabe à escola também ouvir os interesses dos jovens e, na medida do possível, inserir temas e gêneros que são de interesse da juventude. Compete aos governos construir um número maior de bibliotecas públicas, bem como incentivar através de campanhas educativas a prática da leitura. 

Artigo de opinião produzido pelo estudante Tiagno Mateus Viana da Silva/9ºAno A 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 Escola     A escola é para mim como uma barca de um parque, quando estou nela passam por mim milhões de sentimentos por minutos! Sinto que ...