Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

                                     Manifesto contra o crime ambiental


O crime ambiental no Brasil vem aumentando bastante em decorrência da ação descontrolada do homem em destruir florestas para o cultivo e criação de gado, desmatamento de áreas de preservação ambiental, uso de produtos tóxicos nocivos à saúde humana e ao meio ambiente. Isso compromete o equilíbrio do planeta, pois prejudica o ser humano, os animais, enfim, causa sérios danos a todos nós. Por isso, é necessário que o Ministério do Meio Ambiente (MMA) implemente novas formas de proteção e recuperação do meio ambiente, para que assim ocorra a preservação sustentável, sem que haja prejuízos ao nosso ecossistema.

Segundo dados da Detecção de Desmatamento em Tempo Real (DETER), que teve o levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INEP), mostrou que entre janeiro e julho de 2019, o desflorestamento foi 67,2% maior que no mesmo período de 2018. Esse alto índice de desmatamento se dá em virtude de atividades praticadas ilegalmente, assim como pela falta de fiscalização e combate aos crimes ambientais.

Nesse sentido, faz-se necessário que os órgãos de fiscalização ligados ao governo atuem de forma mais rigorosa no sentido de combater e punir aqueles que destroem o meio ambiente. A sociedade também pode e deve colaborar realizando denúncias sobre práticas irregulares, além de buscar adquirir produtos de empresas que respeitem e preservem a natureza. Precisamos apoiar e incentivar práticas que promovam a sustentabilidade.

Além disso, é necessário também que a população dê a destinação correta do lixo que produz, não jogando lixo na rua e nem em terrenos baldios, não ateando fogo em lixos próximos a áreas florestais, evitando que as chamas se alastrem e provoquem grandes queimadas. 

Por tudo isso, seja um defensor do meio ambiente. Todos nós somos responsáveis pela preservação ambiental, diga NÃO a práticas que desrespeitam e destroem o nosso ecossistema, cobre das autoridades medidas mais enérgicas no combate a destruição de nossas florestas. Governos, atuem no sentido de evitar o desmatamento descontrolado. Empresas, exerçam medidas que garantam o desenvolvimento sem agredir e destruir o nosso meio ambiente. 


Manifesto produzido pela estudante Maria Eduarda  Ribeiro Alves Pereira, do 9º Ano da Esc. Municipal José Nunes de Santana





Nenhum comentário:

Postar um comentário

 Escola     A escola é para mim como uma barca de um parque, quando estou nela passam por mim milhões de sentimentos por minutos! Sinto que ...